segunda-feira, 27 de julho de 2015

Suécia é Socialista mesmo? A verdade aqui.


Estou começando uma série de artigos aonde vou explicar o meu ponto de vista sobre os principais países usados pelos esquerdistas para justificar o suposto sucesso do seu utópico e fantasioso sistema politico/econômico/social etc..

Vou começar pelo mais recorrente e consequentemente absurdo deles. Meu favorito Suécia.
Para começo de conversa temos que acertar alguns parâmetros que qualquer pessoa que ja teve o mínimo de contato com pesquisas e comparações sabe.

O primeiro deles é o dos grupos em questão. A Suécia é um país de 9 milhões de habitantes divididos em um território de 450mil Km2 enquanto o Brasil ja esta ja com seus 200milhões em um território muito maior, 8,5 milhões de Km2. Portanto qualquer amostragem para desenvolvimento de políticas publicas para mim ja brecaria por ai.
Temos também o fator cultural, A Suécia é um pais aonde a miscigenação cultural e religiosa é minima. Há uma sensação de cidade pequena em todos os lugares e as pessoas raramente se mudam muito longe das cidades aonde nasceram.
Esse video abaixo foi feito para explicar justamente isso, foi feito para explicar porque o sistema Sueco não daria certo nos EUA por exemplo que demograficamente é MUITO mais similar com o Brasil, uma vez que tem um território vasto e população ainda maior e mais culturalmente miscigenada que a do Brasil. 
É incrível como nesta reportagem eles vão direto ao ponto mais importante, a falta de burocracia que só é possível em um estado de confiança que so existe em comunidades menores. Isso gera uma serie de facilidades em inovação e bem-estar, assim como uma eficiência notável no setor publico. Porém o histórico do país é que é muito interessante e poucos se importam em estudar antes de sair vomitando asneiras sobre o país. A Suécia obteve um grande crescimento até a década de 70 com uma política de instituições capitalistas eficientes, até ai sem segredo, muitos países cresceram assim, e com essas instituições e como diz o economista Sueco Andreas Berg com trabalho, comercio e inovação e não através de social-democracia ou por causa dos Sindicatos. Foi nessa época que eles adotaram as políticas progressistas de bem estar social que a fizeram famosa entre a esquerda-caviar do mundo todo, gerando uma estagnação econômica que so começou a ser revertida quando o governo Sueco começou a adotar na década de 90 medidas de desregulação estatal do mercado ou seja, começou a tomar medidas que tornariam a Suécia economicamente Liberal em vários setores importantes como transportes, setor elétrico, telecomunicações, educação. A Suécia vai se direcionando para a economia de mercado que vai alavancar ainda mais sua economia e melhorar ainda mais o bem estar da sua população.

Então meus amigos a Suécia esta para um estado socialista o que Margaret Tatcher está para Che Guevara.

Mas o ponto principal é, a esquerda populista distorce os dados desconsiderando fatores importantes como os citados acima para enganar pessoas com menos instrução e informação geográfica, metralhando fatos e histórias sobre a maravilha da Suécia socialista para que Jovens comecem a achar que o sistema Socialista, que é falido, refutado e digno de piada funciona em algum lugar no mundo.

A lição principal que tiramos deste equivoco e desta distorção é que devemos nos espelhar em modelos de sucesso de países demograficamente, culturalmente e geograficamente semelhantes ao Brasil, que facilita muito uma vez que temos poucos exemplos no mundo com essas características, a mais celebre e obvia delas, os EUA, que não são um modelo perfeito mas estão a ANOS LUZ do Brasil em TODOS os sentidos. O principal na minha opinião é dar mais autonomia aos estados para determinar seus códigos civis e penais, uma vez que os conceitos de justiça mudam de cultura para cultura e temos um pais multi-cultural com miscigenação muito profunda. Desenvolver uma constituição Federal simplificada nos modelos da Americana e do Bill of Rights. Focar na Liberdade do cidadão e no tratamento igualitário independente de raça, religião etc. A Suécia não é um modelo para o Brasil, a Suécia é no máximo um modelo para países menores.

Lembrando que a Suécia é uma Monarquia Constitucional liderada pelo sei Rei Carlos XVI Gustavo que é o chefe de estado mas tem uma função basicamente cerimonial e oficial. O que confirma o que sempre digo. Os malucos que querem a volta da monarquia no Brasil tem mais credibilidade comigo do que os alienados da area de humanas da USP que andam com a camisa do Che Guevara.

Um comentário: